Os manômetros modelo 111 são baseados no comprovado sistema de medição com tubo de Bourdon. A deflexão do tubo de Bourdon é transmitida a um movimento e indicada.
O design modular permite uma infinidade de combinações de materiais de carcaça, conexões de processo, tamanhos nominais e faixas de escala. Devido à alta variância, o instrumento é adequado para uso em uma ampla gama de aplicações na indústria.
Para montagem em painéis de controle, os manômetros podem, dependendo da conexão do processo, ser equipados com um flange de montagem em superfície ou com um anel de perfil triangular e suporte de montagem.
A versão padrão do modelo 111 é fabricada, com custos otimizados, em linhas de produção modernas, em volumes de vários milhões de instrumentos por ano.
Este manômetro de tubo Bourdon de alta qualidade foi projetado especialmente para a indústria de processo.
O uso de materiais de aço inoxidável de alta qualidade e o design robusto são adequados para aplicações nas indústrias química e de engenharia de processos. Portanto, o instrumento é adequado para meios líquidos e gasosos, inclusive em ambientes agressivos.
Faixas de escala de 0 ... 0,6 a 0 ... 1.600 bar [0 ... 10 a 0 ... 20.000 psi] garantem as faixas de medição necessárias para uma ampla variedade de aplicações.
A WIKA fabrica e qualifica o manômetro de acordo com as normas EN 837-1 e ASME B40.100. Como medida de segurança, este instrumento possui um dispositivo de proteção contra sobrepressão com plugue na parte traseira da caixa. Em caso de falha, pode ocorrer vazamento de sobrepressão.
O modelo 233.50 com caixa preenchida com líquido é adequado para altas cargas de pressão dinâmica e vibrações.
O código QR no mostrador permite que informações específicas do instrumento, como número de série, número do pedido, certificados e outros dados do produto sejam recuperados da internet de forma fácil e em longo prazo.
O manômetro mecânico de tubo Bourdon modelo 213.53 preenchido com líquido é construído com uma caixa de aço inoxidável e partes molhadas de liga de cobre.
A WIKA fabrica e qualifica o manômetro de acordo com as normas EN 837-1 e ASME B40.100. Como função de segurança, este instrumento possui um dispositivo de proteção contra sobrepressão. Em caso de falha, pode ocorrer vazamento de sobrepressão.
Graças ao preenchimento da caixa, o elemento de pressão e o movimento são amortecidos de forma eficiente. Portanto, esses instrumentos são particularmente adequados para medir locais com altas cargas dinâmicas, como ciclos de carga rápidos ou vibrações.
As caixas do modelo 213.53 estão disponíveis nos tamanhos nominais de 50 [2"), 63 [2 ½"] e 100 [4"] e atendem à proteção IP65. Com precisão de até classe 1.0, este manômetro é adequado para uma ampla gama de aplicações na indústria.
Para montagem em painéis de controle, os manômetros com conexão de processo de montagem traseira podem ser equipados com um flange de montagem ou com um anel de perfil triangular e suporte de montagem.
Manômetros de diafragma são preferencialmente utilizados para baixas faixas de pressão. Graças à grande superfície de trabalho do elemento de diafragma circular e corrugado, pequenas faixas de pressão podem ser medidas com confiabilidade.
O manômetro de diafragma modelo 432.50 é fabricado de acordo com a norma EN 837-3. Seu design de alta qualidade é particularmente adequado para aplicações nas indústrias química e petroquímica, de petróleo e gás e de energia.
A caixa e as partes molhadas em aço inoxidável atendem a altos requisitos de resistência contra meios agressivos. Para requisitos de resistência especialmente altos, a câmara de pressão deste manômetro de diafragma pode ser projetada com uma ampla variedade de materiais especiais, como PTFE, tântalo ou Hastelloy.
O flange de conexão aberto tem a vantagem, em relação à conexão rosqueada, de que a porta de pressão não pode ficar bloqueada. Com um furo de descarga adicional no flange de conexão aberto, a câmara de pressão pode ser facilmente limpa.
Sistemas de medição com elementos de diafragma, devido ao seu design, oferecem boa proteção contra sobrecarga, já que o diafragma pode se apoiar contra o flange superior. Como padrão, este manômetro de pressão de diafragma já possui uma proteção contra sobrecarga de 5 vezes o valor da escala completa.
O código QR no mostrador permite que informações específicas do instrumento, como número de série, número do pedido, certificados e outros dados do produto sejam recuperados da internet de forma fácil e em longo prazo.
Como complemento aos instrumentos individuais CPG1200 e CPG1500, o manômetro digital também está disponível como parte de uma maleta de teste. As maletas de teste são montadas em diferentes versões, de acordo com as necessidades do cliente. Todas as maletas são entregues em uma maleta prática com inserções de espuma adaptadas individualmente.
Áreas de aplicação:
As caixas de teste são a ferramenta ideal para testes hidráulicos ou pneumáticos, ajuste e calibração de instrumentos de medição de pressão mecânicos e eletrônicos por meio de medições comparativas ou para a configuração de pressostatos. Esses e outros testes podem ser realizados em laboratório, oficina ou no próprio local de medição, de forma rápida e confiável.
Com os estojos de teste, a manutenção e o serviço tornam-se mais completos, seguros e flexíveis. Os estojos de teste possuem acabamento de alta qualidade, são práticos e robustos, além de adequados para uso em serviços.
Software WIKA-Cal:
Os dados coletados do registrador de dados do manômetro digital podem ser transmitidos sem fio para o software de calibração WIKA-Cal via Bluetooth® para posterior avaliação. Além da calibração suportada por PC, o WIKA-Cal também oferece o gerenciamento dos dados de calibração e do instrumento em um banco de dados SQL. Uma interface Bluetooth® ou USB está disponível para a transferência de dados.
Como complemento ao instrumento individual CPG1200, o manômetro digital também está disponível como parte de uma maleta de medição. As maletas de medição são montadas em diferentes versões, de acordo com as necessidades do cliente. Todas as maletas de medição são entregues em uma maleta prática com inserções de espuma adaptadas individualmente.
Áreas de aplicação:
Com a maleta de medição, a manutenção e o serviço são mais completos, seguros e flexíveis. A maleta de medição possui acabamento de alta qualidade, é prática e robusta, sendo também adequada para uso em serviços. Ambos os conjuntos de conexão contêm diversos acoplamentos de teste para adaptação dos instrumentos de calibração WIKA aos processos existentes com engates rápidos das séries MINIMESS® 1620 ou MINIMESS® 1215 .
Dois conjuntos de conexão para sistemas diferentes
Na prática, frequentemente encontramos os acoplamentos de teste das séries 1620 e 1215.
Os números representam os tamanhos de rosca do acoplamento de teste: 1620 representa o tamanho de rosca M16 x 2 e 1215 o tamanho de rosca M12 x 1,5.
Por esse motivo, a WIKA oferece um conjunto de conexão para cada um dos dois sistemas.
O manômetro digital de precisão modelo CPG1500 adota o conceito de um manômetro analógico e, ao mesmo tempo, opera com a precisão de um instrumento de calibração digital. O instrumento combina a precisão da tecnologia de medição digital com a simplicidade de um instrumento de medição analógico, apresentando desempenho e facilidade de uso impressionantes.
O CPG1500 oferece precisão de 0,1% FS, 0,05% FS ou 0,025% FS e possui compensação de temperatura na faixa de -10 a +50 °C [14 a 122 °F]. As medições podem ser exibidas em qualquer uma das 26 unidades de pressão e 5 unidades de nível, ou em unidades personalizadas para evitar conversões complexas.
A taxa de medição pode ser definida pelo usuário para corresponder ao tipo de medição necessária. Aplicações padrão geralmente utilizam três valores medidos por segundo. Se necessário, essa taxa de medição também pode ser definida para 50 valores medidos por segundo.
Por meio de uma função de economia de energia, o CPG1500 muda automaticamente para o modo “suspensão”, neste modo a vida útil da bateria pode ser aumentada em até 2.500 horas.
A navegação inovadora pelos menus garante uma operação simples. O visor claro, com gráfico de barras integrado e ampla área de texto, auxilia na análise eficaz da mais ampla variedade de pontos de medição. Com a função Mín./Máx., as pressões mínima e máxima podem ser acessadas imediatamente e salvas automaticamente.
O manômetro digital modelo CPG1200, alimentado por bateria e de construção extremamente robusta, foi projetado especificamente para uso em aplicações móveis. Faixas de até -1 ... +1.000 bar [-14,5 ... +15.000 psi] (pressão manométrica) apresentam precisão de até 0,25% da faixa de medição.
Verificar e ajustar as pressões operacionais está mais fácil do que nunca.
O instrumento está disponível com as conexões de processo mais comuns. Ele simplifica o fluxo de trabalho graças ao registrador de dados com até 1 milhão de pontos de dados e função mín./máx.
Na prática, os testes rápidos e simples também minimizam o risco de paradas de produção devido a valores críticos de pressão no processo - graças à versão Ex intrinsecamente segura, também em áreas sensíveis da indústria de petróleo e gás.
Transmissão de dados simples – via USB e Bluetooth ®
O modelo CPG1200 é equipado com uma interface Micro-USB para transmissão de dados simples e resistente a interferências – e pode ser expandido opcionalmente para incluir Bluetooth ® para comunicação sem fio.
Para uso móvel e operação contínua estacionária
Para garantir que mudanças críticas de pressão sejam detectadas em um estágio inicial durante os transportes, o CPG1200 registra continuamente os valores e envia um alarme, se necessário.
O monitoramento temporário não é problema graças ao registrador de dados e à operação com bateria.
Um modo de economia de energia e taxas de medição variáveis permitem tempos de operação de até 4.000 horas sem troca de bateria. O visor de status da bateria mostra quando uma troca é necessária. Graças à alimentação via interface USB, o CPG1200 também é uma solução confiável para operação estacionária.
Sempre que a pressão do processo tiver que ser indicada localmente e, ao mesmo tempo, for desejada uma transmissão de sinal para o controle central ou centro remoto, o modelo PGT23 intelliGAUGE ® (patente, direito de propriedade: por exemplo, DE 202007019025) pode ser usado.
Por meio da combinação de um sistema de medição mecânico e processamento eletrônico de sinal, a pressão do processo pode ser lida com segurança, mesmo se o fornecimento de tensão for perdido.
O intelliGAUGE® modelo PGT23 atende a todos os requisitos de segurança das normas e regulamentos aplicáveis para a exibição no local da pressão de trabalho de vasos de pressão. Assim, é possível economizar um ponto de medição adicional para a exibição da pressão mecânica.
O modelo PGT23 é baseado em um manômetro de segurança de aço inoxidável de alta qualidade, modelo 23X.30.
O robusto sistema de medição com tubo Bourdon, totalmente soldado, produz uma rotação do ponteiro proporcional à pressão. Um codificador de ângulo eletrônico, comprovado em aplicações automotivas críticas à segurança, determina a posição do eixo do ponteiro – trata-se de um sensor sem contato e, portanto, completamente livre de desgaste e atrito. A partir dele, é gerado o sinal elétrico de saída proporcional à pressão, de 4 a 20 mA.
O sensor eletrônico WIKA, integrado ao manômetro de alta qualidade, combina as vantagens da transmissão de sinal elétrico com as vantagens de um display mecânico local.
O código QR no mostrador permite que informações específicas do instrumento, como número de série, número do pedido, certificados e outros dados do produto sejam recuperados da internet de forma fácil e em longo prazo.
O modelo PGT21 intelliGAUGE® é uma combinação de um manômetro de tubo de Bourdon e um sensor de pressão. Ele oferece o display analógico usual, que permite a leitura da pressão do processo no local, e, além disso, um sinal de saída analógico (4 ... 20 mA ou CC 0,5 ... 4,5 V).
O sistema de medição com tubo de Bourdon, conforme a norma EN 837-1, produz uma rotação do ponteiro proporcional à pressão. Um codificador eletrônico de ângulo, comprovado em aplicações automotivas críticas à segurança, determina a posição do eixo do ponteiro – trata-se de um sensor sem contato e, portanto, completamente livre de desgaste e atrito. Isso fornece um sinal proporcional à pressão para processamento posterior.
O intelliGAUGE® está disponível como padrão em faixas de escala de 0 ... 1,6 bar a 0 ... 400 bar, com classe de precisão 2,5 e um cabo redondo de 2 m para a conexão elétrica. A caixa de aço inoxidável atende aos requisitos de proteção IP65. A resistência a choques e vibrações pode ser aumentada pelo preenchimento da caixa com óleo de silicone. Portanto, o instrumento é perfeitamente adequado para uso em ambientes industriais adversos.
Por meio de várias opções (por exemplo, classe de precisão mais alta, outro comprimento de cabo), o manômetro pode ser adaptado exatamente aos requisitos específicos do cliente para cada aplicação.
O manômetro modelo PGU2x.100 em combinação com a unidade de rádio modelo NETRIS ® 3 é usado sempre que for desejado o monitoramento remoto baseado na web da pressão do processo, além da indicação no local.
O modelo PGU2x.100 combina um sistema de medição mecânico com processamento eletrônico de sinais e destina-se à conexão com a unidade de rádio WIKA modelo NETRIS® 3. Desta forma, o monitoramento de processos e instalações baseado em nuvem pode ser realizado em aplicações industriais. Assim, é possível realizar a manutenção preventiva e baseada em condições por meio de análise centralizada de big data.
O manômetro modelo PGU2x.100 atende aos requisitos de segurança das normas e regulamentos relevantes para a indicação no local da pressão operacional de vasos de pressão.
O modelo PGU2x é baseado em um manômetro de segurança de alta qualidade, modelo 2xx.30, com tamanho nominal de 100, que corresponde à versão de segurança S3 da norma EN 837-1.
O instrumento de medição WIKA PGU2x.100 faz parte da solução WIKA IIoT. Com isso, a WIKA oferece uma solução holística para sua estratégia de digitalização.
O manômetro modelo PGW2x.100 compatível com IIoT pode ser utilizado sempre que a pressão do processo precisar ser indicada no local e, ao mesmo tempo, for necessário um monitoramento remoto centralizado e baseado na web.
O modelo PGW2x.100 é baseado em um sistema de medição com tubo Bourdon totalmente soldado e robusto. Combina, portanto, o sistema de medição mecânico com o processamento eletrônico de sinais.
A transmissão sem fio alimentada por bateria via LoRaWAN ® (“Long Range Wide Area Network”) é baseada na tecnologia LPWAN (“Low Power Wide Area Network”) para permitir altos alcances de transmissão e longa duração da bateria.
O manômetro modelo PGW2x.100 atende aos requisitos de segurança das normas e regulamentos relevantes para a indicação no local da pressão operacional de vasos de pressão, bem como aos requisitos da Diretiva de Equipamentos de Rádio para comunicação de dados. Em particular, a rede LoRaWAN® permite a criptografia ponta a ponta completa com comunicação bidirecional para aplicações IIoT seguras.
O modelo PGU2x.100 é baseado em um manômetro de alta qualidade modelo 2xx.30 com tamanho nominal de 100, que corresponde à versão de segurança S3 da norma EN 837-1.
Princípio de medição:
O modelo PMT01 é um manômetro de tubo Bourdon com sensores integrados. O instrumento oferece o display analógico usual, que permite a leitura da pressão do processo no local e, além disso, fornece um sinal de saída (por exemplo, CC 0,5 … 4,5 V).
O sistema de medição com tubo de Bourdon produz uma rotação do ponteiro proporcional à pressão. Um codificador de ângulo eletrônico, comprovado em aplicações automotivas críticas à segurança, determina a posição do eixo do ponteiro – trata-se de um sensor sem contato e, portanto, completamente livre de desgaste e atrito. Isso fornece um sinal proporcional à pressão para processamento posterior.
Conceito de integração
O PMT01 é o sistema de medição de pressão ideal para integração sem problemas em uma ampla variedade de aplicações.
Isso é possível graças à simples montagem e vedação do sistema já pré-ajustado. Graças à vedação com um anel de vedação e um anel de suporte, o sistema de medição de pressão pode ser trocado de forma eficiente e econômica.
Liberdade de design para soluções personalizadas.
Sem componentes de encapsulamento, o sistema de medição de pressão OEM, modelo PMT01, oferece uma solução de integração simples e compacta. Tanto o design plano quanto a livre possibilidade de posicionamento do modelo PMT01 possibilitam uma infinidade de opções de integração com o design de um sistema de medição de pressão com sinal de saída.
Versões individuais para clientes
Com base em muitos anos de experiência em fabricação e desenvolvimento, a WIKA tem o prazer de oferecer suporte na construção e produção de soluções específicas para o cliente.
O manômetro diferencial modelo A2G-15 com sinal de saída elétrico é utilizado para monitorar a pressão diferencial em aplicações de ventilação e ar condicionado. As faixas de medição abrangem de 0 a 100 Pa a 0 a 6.000 Pa. Faixas de variação positiva/negativa podem ser atendidas de -50 a +50 Pa a -1.500 a +1.500 Pa.
Os sinais elétricos de saída para ambos os mensurandos (CC 0 … 10 V ou 4 … 20 mA) permitem a conexão direta aos sistemas de controle ou ao sistema de automação predial.
A construção separada da câmara de medição e da área de exibição garante que impurezas do ar do processo não se acumulem na parte traseira da janela.
O manômetro diferencial está disponível com proteção de entrada IP54 e IP65, bem como em duas versões de montagem diferentes.
Versão embutida:
A versão embutida com aro rosqueado se destaca pela montagem rápida e sem ferramentas. A caixa embutida possui duas conexões de montagem traseira com rosca fêmea G ⅛, nas quais são aparafusadas as conexões de pressão rosqueadas correspondentes.
Versão adicional
: Na versão adicional, a caixa adicional é fixada com três parafusos e, em seguida, o sistema de medição de pressão é encaixado na caixa. A caixa adicional possui duas conexões inferiores com rosca fêmea G⅛, nas quais são aparafusadas as conexões de pressão roscadas correspondentes. A posição de cada conexão pode ser alterada em 90° girando a caixa adicional.
Sempre que a pressão do processo tiver que ser indicada localmente e, ao mesmo tempo, for desejada uma transmissão de sinal para o controle central ou centro remoto, o modelo PGT43HP intelliGAUGE ® (patente, direito de propriedade: por exemplo, DE 202007019025) pode ser usado.
Devido ao batente de fim de curso do elemento de pressão metálico, estes instrumentos possuem alta segurança contra sobrecarga nas faixas de 40, 100 e 400 bar.
O intelliGAUGE® modelo PGT43HP atende a todos os requisitos de segurança das normas e regulamentos relevantes para a exibição no local da pressão de trabalho de vasos de pressão. Assim, é possível economizar um ponto de medição adicional para a exibição da pressão mecânica.
O modelo PGT43HP é baseado em um manômetro de segurança de aço inoxidável de alta qualidade, modelo 432.36, com tamanho nominal de 100 ou 160. O instrumento de medição de pressão é fabricado de acordo com a norma EN 837-3.
O robusto sistema de medição de diafragma produz uma rotação do ponteiro proporcional à pressão.
Um codificador eletrônico de ângulo, comprovado em aplicações automotivas críticas à segurança, determina a posição do eixo do ponteiro – trata-se de um sensor sem contato e, portanto, completamente livre de desgaste e atrito. A partir dele, é gerado o sinal elétrico de saída proporcional à pressão, por exemplo, 4 ... 20 mA.
O intervalo de medição (sinal elétrico de saída) é ajustado automaticamente juntamente com o visor mecânico, ou seja, a escala em toda a faixa de exibição corresponde a 4 ... 20 mA. O ponto zero elétrico também pode ser definido manualmente.
O sensor eletrônico WIKA, integrado ao manômetro de alta qualidade, combina as vantagens da transmissão de sinal elétrico com um visor mecânico local que permanece legível durante uma falha de energia.
Assim, é possível salvar um ponto de medição adicional para exibição de pressão mecânica.
Sempre que pressões muito baixas tiverem que ser indicadas localmente e, ao mesmo tempo, for desejada uma transmissão de sinal para o controle central ou centro remoto, o modelo PGT63HP intelliGAUGE ® (patente, direito de propriedade: por exemplo, DE 202007019025) pode ser usado.
O robusto sistema de medição de cápsulas possui proteção contra sobrecarga de até 50 vezes o valor total da escala.
Um codificador eletrônico de ângulo, comprovado em aplicações automotivas críticas à segurança, determina a posição do eixo do ponteiro – trata-se de um sensor sem contato e, portanto, completamente livre de desgaste e atrito. A partir dele, é gerado o sinal elétrico de saída proporcional à pressão, por exemplo, 4 ... 20 mA.
O intervalo de medição (sinal elétrico de saída) é ajustado automaticamente juntamente com o visor mecânico, ou seja, a escala em toda a faixa de exibição corresponde a 4 ... 20 mA. O ponto zero elétrico também pode ser definido manualmente.
O sensor eletrônico WIKA, integrado ao manômetro de cápsula de alta qualidade, combina as vantagens da transmissão de sinal elétrico com um display mecânico local que permanece legível mesmo em caso de queda de energia. Assim, é possível economizar um ponto de medição adicional para a exibição mecânica da pressão.
Estes medidores de alta qualidade são caracterizados por seu design compacto e robusto e são usados principalmente para medição de nível em tanques de gás líquido. Com 11 células de medição diferentes, todos os tamanhos de tanques comuns em criotecnologia são cobertos. Como resultado da ampla sobreposição da faixa de medição das respectivas células de medição, o medidor instalado no tanque pode ser ajustado para corresponder a uma grande variedade de gases, como Ar, O₂ , N₂ ou CO₂ , com uma deflexão em escala real em uma varredura completa de 270 graus. O ajuste do intervalo é acessível pelo lado de fora e não afeta o ponto zero. O display mecânico e o sinal de saída elétrico opcional são calibrados simultaneamente e facilmente.
Um coletor de válvulas opcional para montagem em flange com indicação da pressão de trabalho possibilita a medição centralizada do nível e da pressão de trabalho em um único instrumento. O visor de nível pode ser fornecido com um transmissor opcional integrado de 4 … 20 mA e 2 fios. Contatos de comutação para nível e pressão de trabalho, bem como um transmissor para a pressão de trabalho, podem ser instalados no local. A distância central padrão de 37 mm entre as conexões de processo pode ser adaptada para uma distância central personalizada de 31 mm ou 54 mm usando adaptadores para montagem em flange.
Sempre que a pressão do processo tiver que ser indicada localmente e, ao mesmo tempo, os circuitos precisarem ser comutados, este switchGAUGE encontra sua utilidade.
Contatos de comutação (contatos de comutação elétricos) abrem ou fecham um circuito de controle elétrico dependendo da posição do ponteiro do instrumento de medição. Os contatos de comutação são ajustáveis em toda a extensão da escala (ver DIN 16085) e são montados predominantemente abaixo do mostrador, embora também parcialmente na parte superior do mesmo. O ponteiro do instrumento (ponteiro de valor real) move-se livremente por toda a escala, independentemente da configuração.
O ponteiro de ajuste pode ser ajustado usando uma chave de ajuste removível na janela.
Contatos de comutação compostos por vários contatos também podem ser ajustados para um único ponto de ajuste. A atuação do contato ocorre quando o ponteiro do valor real ultrapassa ou ultrapassa o ponto de ajuste desejado.
Como contatos de comutação, estão disponíveis contatos magnéticos de ação rápida, interruptores tipo reed, contatos indutivos e contatos eletrônicos. Contatos indutivos podem ser usados em áreas classificadas. Para o acionamento de controladores lógicos programáveis (CLPs), podem ser utilizados contatos eletrônicos e interruptores tipo reed.
O código QR no mostrador permite que informações específicas do instrumento, como número de série, número do pedido, certificados e outros dados do produto sejam recuperados da internet de forma fácil e em longo prazo.
© Direitos Reservados www.seggolas.co.mz 2024