Os medidores de vazão eletromagnéticos baseiam-se no princípio de Faraday, segundo o qual um condutor que atravessa um campo magnético gera um potencial orientado perpendicularmente a esse campo. O tubo de vazão é envolvido por duas flanges e também por duas bobinas. O campo magnético gerado pela corrente elétrica que percorre as bobinas induz uma diferença de potencial nos eletrodos proporcional à vazão medida.
Um conversor de sinal WIKA, conectado diretamente ao instrumento ou separado dele (por exemplo, modelo FLC-608), gera a corrente para alimentar a bobina magnética, detecta a diferença de potencial entre os eletrodos, processa o sinal para calcular o fluxo e gerencia a comunicação com os sistemas de controle externos.
O modelo FLC-2200EL corresponde ao que há de mais moderno em aplicações de ciclo e processo da água. O medidor de vazão é a solução padrão para uma ampla gama de aplicações industriais.
O modelo FLC-2200EL oferece alta precisão e amplas faixas de medição de vazão bidirecional em um design robusto, totalmente soldado e encapsulado.
Caso condições ambientais específicas o exijam, o modelo FLC-2200EL pode ser fornecido em aço inoxidável, com flange ou com pintura especial para ambientes classe C4, de acordo com a norma UNI EN ISO 12944-2. Os instrumentos de medição são fabricados de acordo com a norma OIML R49-1:2013.
Para poder medir até mesmo potenciais muito pequenos, o interior do tubo de fluxo é isolado eletricamente para que o líquido do processo não entre em contato com o material do tubo de fluxo ou dos flanges.
O flange e a superfície externa do sensor são revestidos com tinta acrílica. Assim, o instrumento de medição possui excelente resistência à água, mesmo em imersão permanente.
O modelo FLC-406 é um conversor de sinal alimentado por bateria, ideal para aplicações sem acesso à rede elétrica. A vida útil da bateria de até 10 anos permite uma operação econômica e sem necessidade de manutenção.
O modelo FLC-406 pode ser combinado com todos os medidores de vazão eletromagnéticos da WIKA. Com os medidores de vazão modelo FLC-2300, mesmo baixas velocidades de vazão a partir de 0,015 m/s podem ser medidas sem problemas.
A memória EEPROM integrada ("memória somente leitura programável e apagável eletricamente") garante alta segurança dos dados. É possível salvar até 100.000 conjuntos de dados.
Com o software fornecido, o modelo FLC-406 pode se comunicar via interface IrCOM ou Modbus RS-485 com um PC, laptop ou dispositivo móvel para programar o conversor de sinal e gerenciar e baixar valores medidos.
Um sistema de senha multinível garante acesso aos dados somente para usuários autorizados.
Versátil na aplicação
O conversor de sinal híbrido modelo FLC-608 está disponível em muitas versões e também pode ser usado em aplicações remotas que não têm acesso à rede de alimentação elétrica.
Segurança de dados
A memória EEPROM integrada ("memória somente leitura programável e apagável eletricamente") garante alta segurança de dados. Até 200.000 conjuntos de dados podem ser salvos. Com o software fornecido, o modelo FLC-608 pode se comunicar via IrCOM ou interface Modbus RS-485 com um PC, laptop ou dispositivo móvel para programar o conversor de sinal e gerenciar e baixar os valores medidos.
Um sistema de senha multinível garante acesso aos dados somente para usuários autorizados.
Módulos adicionais
Com os módulos de leitura de pressão e temperatura disponíveis e o protocolo HART ® opcional , o conversor de sinal para medidores de vazão eletromagnéticos pode ser usado para monitorar os parâmetros do processo de vazão, pressão e temperatura.
O registro dos valores medidos em um único instrumento economiza custos de instalação, programação e manutenção de outros instrumentos de medição.
O medidor de vazão modelo FLC-1222 é uma solução econômica para monitoramento de vazão. A possibilidade de instalação com "hot tapping", sem a necessidade de esvaziar o tubo de vazão, permite uma instalação rápida e fácil deste instrumento de medição compacto. O instrumento pode ser usado como solução móvel ou permanente.
O medidor de vazão está disponível em três tamanhos e é adequado para uso em tubos de DN 50 a DN 2600. Assim, uma ampla gama de volumes e velocidades de vazão pode ser medida, mesmo em aplicações exigentes.
O design robusto, que dispensa manutenção, permite uma medição bidirecional de alta precisão. Os componentes internos são revestidos para protegê-los contra influências externas.
Um conversor de sinal WIKA, conectado diretamente ao instrumento ou separado dele (por exemplo, modelo FLC-608), detecta a diferença de potencial entre os eletrodos, processa o sinal para calcular o fluxo e gerencia a comunicação com os sistemas de controle externos.
O medidor de vazão modelo FLC-2660 é uma solução eficiente quando se busca baixo custo e bom desempenho. É adequado para tubulações pequenas entre 80 mm e 500 mm com pressão máxima de 10 bar.
O instrumento de medição é instalado por meio de uma bucha de latão soldada no tubo de fluxo. O modelo FLC-2660 está disponível em diferentes comprimentos para que possa ser adaptado a diferentes diâmetros de tubos, oferecendo assim uma ampla gama de aplicações.
Um conversor de sinal WIKA, conectado diretamente ao instrumento ou separado dele (por exemplo, modelo FLC-608), detecta a diferença de potencial entre os eletrodos, processa o sinal para calcular o fluxo e gerencia a comunicação com os sistemas de controle externos.
O medidor de vazão de inserção, modelo FLC-2770, é uma solução econômica e confiável para medição de vazão. Está disponível em diferentes comprimentos para que possa ser adaptado a diferentes diâmetros de tubulação, oferecendo assim uma ampla gama de aplicações. Líquidos com condutividade elétrica de pelo menos 5 μs/cm podem ser medidos.
O instrumento de medição deve ser montado em um tubo vazio em um ângulo de 90° em relação ao fluxo. A profundidade de inserção é de 1/8 do diâmetro do tubo de fluxo.
Um conversor de sinal WIKA, conectado diretamente ao instrumento ou separado dele (por exemplo, modelo FLC-608), detecta a diferença de potencial entre os eletrodos, processa o sinal para calcular o fluxo e gerencia a comunicação com os sistemas de controle externos.
Funções
O modelo FLC-EM é um verificador de campo portátil para verificação de medidores de vazão eletromagnéticos. Os valores medidos do conversor de sinal são capturados e transmitidos por meio de uma interface RS485. A corrente de excitação é medida e as configurações do conversor de sinal podem ser armazenadas como referência para testes ou ajustes posteriores. O verificador de campo verifica a funcionalidade do sensor, calibra a saída de 4 a 20 mA e testa a entrada e a saída por meio de uma placa-mãe especial.
Operação em campo:
O FLC-EM é alojado em uma caixa de serviço à prova de quebra, água e choque. O verificador de campo é alimentado por uma rede CA de alta tensão de 110 ... 240 V e uma bateria recarregável de níquel-hidreto metálico (Ni-MH) em um circuito separado. A verificação do desempenho do instrumento de medição permite reduzir os tempos de inatividade e garantir a alta precisão da medição.
Componentes
A instrumentação do verificador de campo é protegida por uma caixa de plástico para manutenção. As conexões de corrente e fiação estão localizadas em uma placa de alumínio dentro da caixa. Conexões para uma placa-mãe eletrônica e um notebook, a bateria, o hub USB, bem como os cabos necessários também estão integrados.
© Direitos Reservados www.seggolas.co.mz 2024